terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Era uma vez...

Por essa altura já teria bocejado uma meia dúzia de vezes, mas esfregaria os olhos na tentativa de aguentar mais um bocado, adiando a hora de dormir.
Na cozinha, eu, minha mãe e a madrinha Gabriela, de porta encostada para não acordar o meu pai e o meu irmão, que estariam a dormir há um bocado, entrávamos pela noite fora, entre gargalhadas entrecortadas por uma tosse alérgica, de uma ou de outra, resultante do avançado da noite, passada a rir, das piadas e histórias inesperadas de cada uma delas:
- Ó menina, tu havias de ter presenciado… - dizia a minha mãe, enquanto a madrinha Gabriela, ria e afagava a manta sobre os ombros e se engasgava com a própria saliva, de tanto rir…
No fogão, o arroz doce gorgolhava no tacho, sob o movimento circular que a minha mãe lhe imprimia, no sentido dos ponteiros do relógio:
- Tem de ser assim, filho… - dizia-me – é para não deslaçar e os ovos ficarem ligados com o arroz!...
Pelas 03h00 da manhã bebiam chá e eu, completamente drogado pela magia das mãos, ora da minha mãe, ora da madrinha Gabriela, que me coçavam a cabeça, embalava o meu sono inquieto, despertado amiúde pela alegria só justificável pelo facto de estarem juntas a cada Natal.
Era assim todos os anos! No dia seguinte, a casa estaria mais cheia. Os meus tios chegariam pelas 19h00, a tempo de colocarem os presentes na árvore, antes de jantarmos.
O jantar era alegre e eu e o meu irmão deliciávamo-nos com as conversas e o calor que assistia à nossa consoada.
Deliciávamo-nos com o facto de estarmos todos juntos, à mesa, pela noite fora.
Os nossos pais, sem terem consultado qualquer manual, passavam-nos a cada ano a verdadeira essência do Natal, numa época em que o amor era gratuito e as cartas ao Pai Natal passavam para segundo plano.
Um dos nossos maiores desejos era que, passado o dia de Natal, os nossos tios ficassem connosco, em nossa casa, um dia mais que fosse…. Apenas para podermos acordar e tomarmos o pequeno-almoço todos juntos… e eles ficavam!...
Era uma vez um feliz Natal!...

... /...

Nenhum comentário: